99 Dicas para agitar a sua quarentena

E lá se vão quase 50 dias em quarentena, totalmente fora de minha rotina de viajante 60+ e andarilha inveterada

0
710
dicas quarentena
Foto: Silvia Triboni (Jardim do Palácio de Cristal, Porto, Portugal)

Com todos os tipos de atividades de lazer externas proibidas, escolas fechadas, pontos turísticos bloqueados, permissão para andar apenas no bairro (e ainda assim, só para compras essenciais) e muito policiamento para fiscalizar as regras do decreto que estabeleceu o estado de emergência aqui em Portugal, fui obrigada a exercitar minha criatividade para estipular uma rotina que me permitisse ficar ativa, algum progresso cultural e, principalmente, combater o tédio.

Sabemos muito bem que a permanência em nossas casas é medida necessária e fundamental para nos protegermos e preservarmos os outros do coronavírus, entretanto, não precisamos ficar esperando soluções externas para que tomemos, de imediato, algumas atitudes que possam amenizar, ou mesmo impedir, o tédio, a depressão e o estresse da quarentena, não é?

Estamos cientes, também, que uma boa maneira de evitarmos o tédio é nos ocuparmos com atividades criativas, divertidas, instrutivas e produtivas. Mas o que há para fazer em casa, neste tempo ocioso que custa a passar?

Pesquisando na internet, encontrei muitas ideias do que fazer para espantar a chateação no isolamento. Tenho posto em prática várias dicas, as quais agora compartilho na esperança de inspirar mais pessoas a tirarem o melhor proveito deste interminável confinamento.

 

99 dicas que vão agitar a sua quarentena

  1. Inicie um diário ou blog. Escreva sobre o que quiser, inclusive sobre este período estranho em nossa história. Vale do futebol à culinária.
  2. Relacione todos os passeios na sua cidade que irá fazer quando estiver liberado para sair. Fazer turismo, mesmo que na nossa cidade, é comprovado que faz muito bem para a nossa saúde e nossa longevidade.
  3. Atualize sua lista de desejos de viagens, e comece a visitar sites e páginas do Instagram para se inspirar e viajar estando em casa. Este exercício contribui também com nossa saúde cerebral, uma vez que precisamos pesquisar, selecionar, e, por que não, já planejar a sua próxima aventura. Segue aqui uma lista de sites de viagens bem legal. Veja alguns: www.almadeviajante.com, www.viagenscinematograficas.com.br, www.integralwoman.com.br
  4. Escreva poesia. Dedique palavras amorosas para seus entes queridos. De forma livre, sem estrutura específica. Apenas tente!
  5. Complete um quebra-cabeça: quanto mais peças, melhor! Tem na internet.
  6. Assista a todos os longas metragens que você evitou até agora. Reprise também vale. O Gladiador já assisti umas 3 vezes só nesta quarentena hahahahah. Adoro!
  7. Faça o download do aplicativo Duolingo, ou de um aplicativo de idiomas, e aprenda sozinho uma língua estrangeira. Já usei e recomendo. Atualmente, faço conversação em inglês, pelo site Speak.Social. Bom e gratuito.
  8. Leia os clássicos da literatura brasileira, ou mundial. Com a pandemia, muitas editoras liberaram livros excelentes.
  9. Medite. Na internet há vários exercícios de meditação, aplicativos e vídeos do gênero.
  10. Mime-se com uma rotina de cuidados com a pele, com os cabelos, unhas, aqueles que você nunca tinha tempo para fazer. Faça máscaras caseiras com frutas e vegetais que fazem bem para a pele e cabelos.
  11. Veja fotos e vídeos de filhotes de gatinhos, cachorrinhos. São sempre muito fofos.
  12. Monte uma tábua de frios, de queijos, de doces, a mais atraente possível, mas você só pode usar os alimentos que você já tem na geladeira e no armário.
  13. Faça artesanato com o que tiver em casa. Vale tudo. Menos com papel higiênico. Só com os rolinhos.
  14. Escreva cartas reais para familiares e amigos, para colocá-las no correio quando for possível, é claro. Escreva agradecimentos para pessoas que fizeram o bem a você ao longo de sua história.
  15. Aprenda caligrafia. O YouTube pode ajudar.
  16. Leia as regras daqueles longos e intensos jogos de tabuleiro que comprou, mas nunca jogou com a família. Incentive a família a brincar.
  17. Veja reprises de suas novelas favoritas. Aqui em Portugal tem um canal de televisão repleto de reprises de novelas brasileiras. Agora tenho assistido O Clone. Lembra?
  18. Tem um armário em sua casa para onde todo o tupperware vai? Organize e combine as tampas com os recipientes. Se sobrar tampas, faça um artesanato com elas.
  19. Experimente todas as suas roupas, separe as que não servem mais, e veja se elas podem deixar outras pessoas felizes ao recebe-las em doação.
  20. Melhor ainda, faça o mesmo com objetos, mobílias, eletrônicos que já não usa. Sabe aquela infinidade de cabos e baterias de celulares que você nem usa mais? Pode ter alguma entidade filantrópica que receba em doação.
  21. Faça happy hours com quem mora com você, e estreite as relações de amizade.
  22. Asse bolos, pães, tortas. Nada como um cheirinho de pão assando em casa para nos remetermos à infância, a bons momentos de nossas histórias.
  23. Assista aos filmes que ganharam o Oscar, e outros prêmios, de melhor filme deste ano.
  24. Assista a filmes que, segundo os críticos, deveriam ter ganhado os prêmios de melhor filme, mas não ganharam.
  25. Faça maratonas de séries da Netflix, ou outro canal semelhante.
  26. Mude o visual. E veja a reação de quem mora com você.
  27. Dizem que Tom Hanks enquanto se recuperava do coronavírus assistiu todos os seus filmes. Assista os filmes de Tom Hanks em homenagem à sua recuperação e ao seu trabalho.
  28. Tricote ou faça crochê.
  29. Use o Zoom, Jitsi, Skype, WhatsApp, FaceTime ou Google Hangouts para conversar por vídeo com seus familiares e amigos.
  30. Experimente fazer aeróbica, zumba, ou ioga em vídeos do You Tube. Considere baixar um aplicativo de condicionamento físico. Tenho usado um da Johnson muito bom.
  31. Olhe-se no espelho. Tente fazer um auto-retrato com lápis e papel.
  32. Tome um banho de espuma se tiver banheira (bônus: adicione um copo de vinho para se sentir uma celebridade).
  33. Faça um coquetel clássico, vale de Blood Mary a Caipirinha. Não esqueça o enfeite.
  34. Arrume livros para colorir. Eles não são apenas para crianças e tem alguns na internet.
  35. Reserve um tempo para refletir: O que você realizou no último ano? Que objetivos você está estabelecendo para seu futuro?
  36. Escreva uma história curta ou comece um romance.
  37. Tente reproduzir alguma boa ideia do Pinterest. Tem assuntos de A a Z, que valem a pena serem conferidos.
  38. Limpe a sala e acampe com seus familiares usando todos os cobertores, pipoca e filmes de suspense. Netos e filhos vão adorar.
  39. De uma vez por todas, conserte a maçaneta quebrada, cole o azulejo solto ou pinte aquela parede feia de sua casa.
  40. Faça alongamentos para se sentir atlético.
  41. Jogue vídeo games no celular ou computador. Tem alguns bem instrutivos, inclusive para você treinar a língua inglesa. Tenho feito palavras cruzadas em inglês no app Wordscapes. Bem legal.
  42. Abra uma conta no Facebook, Instagram, Linkedin, Twiter, You Tube e siga seus amigos e familiares. Ficará atualizado sobre muitos assuntos. Cuidado para não sobrecarregar sua mente com informações negativas ou fake news.
  43. Acompanhe as reuniões, lives, webinares sobre temas construtivos para a sua saúde e trabalho. Tem muitos eventos positivos acontecendo nesta quarentena.
  44. Entreviste seus filhos, netos, pais, avós (por telefone, é claro) e salve o áudio. Você pode criar uma história, um podcast, ou livro em áudio com esse arquivo.
  45. Revisite suas fotos antigas e escolha suas favoritas. Faça um livro de fotos ou encomende pela internet versões emolduradas.
  46. ​​Dê uma de Chef e aprenda a cozinhar novas receitas com ingredientes que você talvez nunca tenha usado. Do missô ao tahine. Tenha o seu dia de Cake Boss e faça um bolo confeitado. Já imaginou que delícia?
  47. Crie um arquivo do Google com séries ou filmes que você está assistindo e compartilhe entre familiares e amigos.
  48. Faça uma lista de coisas e serviços pelas quais você é grata. Quase nunca lembramos de agradecer os bens materiais ao nosso dispor. Quanta gratidão à internet, à energia elétrica, à nossa cama, cafeteira, água encanada…. Somos felizes por termos acesso a tantas coisas boas.
  49. Faça sua própria degustação de qualquer garrafa de vinho, ou cachaça, que você tenha em casa. Invente histórias sobre a sua produção.
  50. Trabalhe em seu planejamento financeiro, explore se deseja refinanciar seu empréstimo ou maneiras de economizar mais dinheiro.
  51. Matricule-se em um curso à distância. Há excelentes cursos gratuitos e em grandes universidades. Veja o site Coursera.
  52. Faça café, mas desta vez estude o grão que você usa, saiba mais sobre o barismo.
  53. Compre alimentos, objetos, medicamentos, cartões-presente das lojas e mercados de sua região para ajudar a mantê-los em atividade enquanto estamos em quarentena.
  54. Assista filmes de animação. Os clássicos da Disney e os mais atuais. Adoro ver Shrek, Mickey, Cinderela.
  55. Escreva um livro com sua família. Escolha um personagem e cada membro escreve um capítulo sobre suas aventuras. Leia em voz alta um para o outro. No final da quarentena poderão publicá-lo. Muito legal!
  56. Dedique orações, vibrações, pensamentos positivos para seus entes queridos e para o Planeta Terra.
  57. Alterne a leitura da série Harry Potter com seus filhos ou netos, e termine cada um assistindo o filme.
  58. Lembre-se das piadas que já ouviu e escreva um livro. Ou faça um stand up. A família vai adorar.
  59. Faça terapia para se conhecer melhor. Há vídeos esclarecedores no You Tube que podem ser úteis.
  60. Pinte o cabelo de uma nova cor. Ninguém mais precisa ver se você não gostar.
  61. Escreva uma peça estrelando seus entes queridos. Realize-o por meio de um aplicativo de vídeo chamada.Dicas quarentena 2
  62. Torne-se viral (no bom sentido, é claro!), e crie vídeos engraçados sobre a sua quarentena na rede social TikTok. Tenho feito vídeos hilários (pelo menos para mim). Divirto-me muito vendo e tentando repetir as cenas que famosos e usuários têm feito. Os vídeos do Bruce Willis são uma farra.
  63. Faça um jantar dançante para você e quem estiver contigo. Elabore um convite. Capriche da arrumação da mesa. Acenda velas. Coloque a sua melhor roupa e aproveite o momento para namorar.
  64. Faça maquiagens bem marcantes, coloridas ou exóticas.
  65. Faça uma lista de todos os museus, eventos esportivos e shows que você deseja ver, ou visitar, quando eles finalmente reabrirem.
  66. Leia histórias em quadrinhos. Vale aquelas de sua infância. Alguém lembra do Recruta Zero hahahah?
  67. Reorganize seus móveis para parecer que sua casa é um espaço totalmente diferente.
  68. Pratique embaralhar cartas de baralho como um dealer de pôquer. Esteja pronto para oportunidades de emprego quando todos os cassinos forem abertos. Pelo menos aqui, em Portugal, onde são legais.
  69. Organize sua prateleira de especiarias em ordem alfabética.
  70. Ensine seu cachorro a fazer novos truques e faça vídeos para o Tik Tok. Lá tem vários de gatinhos, cachorrinhos, calopsitas….
  71. Memorize a tabela periódica. Você nunca sabe quando isso será útil.
  72. Encomende e monte alguns móveis. Tempo você tem.
  73. Obtenha uma avaliação gratuita de um serviço de streaming e assista o máximo possível antes que ele expire e você tenha que pagar.
  74. Inscreva-se para uma nova vaga de emprego. Você tem experiência de trabalho remota agora.
  75. Aprenda um novo estilo de dança via YouTube, de dança do ventre a tango vale tudo. E se tiver um par ao seu lado, melhor ainda.
  76. Escreva seu testamento, ou suas diretivas antecipadas de vontade, e organize seus negócios. Sim, parece melodramático e mórbido, mas vamos ser sinceros: é uma tarefa que muitos de nós evitamos porque nunca temos tempo. Agora temos.
  77. Os carnavais acabaram, mas você ainda pode se fantasiar com o que tiver em casa e improvisar bailes de carnaval.
  78. Vá atrás dos Legos da casa. Construa uma casa dentro de sua casa.
  79. Assista aos filmes Guerra nas Estrelas. São uns 10 pelas minhas contas.
  80. Cultive, hidrate, penteie e ame seu cabelo (ou sua barba – barba é a moda do momento para os meninos).
  81. Abra um canal no You Tube, uma conta no Instagram e Facebook e registre os momentos que queira compartilhar com atuais e novos amigos.
  82. Pretendia comprar alguns óculos novos? Experimente alguns bem chamativos e coloridos possíveis de serem comprados online.
  83. Tente fazer as coisas com a mão não dominante, desde a escrita até a escovação dos dentes. Prepare-se para ficar frustrado.
  84. Quantas palavras por minuto você pode digitar? Veja se você pode ficar mais rápido fazendo um curso de digitação. E, depois, faça competições de quem digita mais rápido com amigos e parentes.
  85. Estude história, física, química, álgebra e prepare-se para demonstrar seus conhecimentos em conversas bem diferentes daquelas que tinha anteriormente com seus amigos. Alguns vão ficar espantados.
  86. Aprenda origami e presenteie seus entes queridos.
  87. Trabalhe na sua flexibilidade com aulas de Pilates na internet.
  88. Tente falar algumas palavras em francês, russo, árabe, ou japonês, se inspire e planeje sua próxima viagem.
  89. Converse com suas plantas. Como elas estão? Verifique se elas estão recebendo a quantidade de luz solar que deveriam receber. Verifique o solo delas. Água se necessário.
  90. Condicione profundamente os cabelos e hidrate suas mãos. Curta o seu cabelo e mãos macias.
  91. Considere fazer doações para ajudar as famílias que lutam para conseguir refeições.
  92. Escreva uma paródia.
  93. Estude a arte do beatboxing. Aquela arte de reproduzir sons de bateria com a voz, boca e nariz. Não se importe com quem estranhar. O importante é se divertir.
  94. Tente se mover em super câmera lenta. Não há problema em rir em velocidade normal.
  95. Você sabe que existem dezenas de maneiras de usar um cachecol, mas você o usa apenas de uma maneira? Aprenda as outras maneiras.
  96. Faça uma lista de palavras inglesas com cognatos em português. Isso pode facilitar a sua conversação, só não vale o “Embromation”.
  97. Experimente um novo tom de batom (ou uma peça de roupa nova). Veja quanto tempo o seu parceiro de quarentena leva para perceber.
  98. Respire fundo, pelo nariz e pela boca.
  99. Durma muito. E sem culpa.

Gostou da lista de sugestões? Sentiu falta de alguma atividade criativa e gostosa que você já está fazendo? Então, me conta para que eu possa continuar divulgando dicas do que fazer na quarentena.

Muito obrigada!

Divirta-se! E, FIQUE EM CASA!