Aposentadoria pós-pandemia vai depender do planejamento

0
228
Aposentadoria pós-pandemia

O capital financeiro é um dos pilares do envelhecimento ativo, como sempre destaca Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil, com reflexos sobre a saúde, segurança, participação ativa e aprendizagem. O desafio é sobreviver às crises que se acumulam e planejar-se financeiramente.

O planejamento da aposentadoria com o impacto da Covid-19 foi o tema de uma das postagens da jornalista Mariza Tavares, no blog Longevidade: Modo de Usar, com dicas do consultor financeiro Steve Vernon.

A falta de poupança é um dos problemas da maioria das pessoas, segundo o especialista. Ele diz que o importante é poupar desde cedo. E para quem tem um imóvel, Steve sugere trocar por um menor, reduzindo gastos com manutenção.

Pensando na aposentadoria, para avaliar quando será possível parar de trabalhar, se este for seu desejo, ou se é melhor continuar, o especialista recomenda listar os recursos e despesas que você terá quando se aposentar, lembrando que os gastos com saúde podem aumentar.