Cartilha orienta idosos em tempos de pandemia

0
319
Cartilha orienta idosos em tempos de pandemia

Manter a saúde do corpo e da mente é fundamental durante o isolamento para o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A cartilha “Envelhecimento saudável em tempos de Pandemia”, lançada pelo LabEduca60+ | USP – Aprendizagem e Desenvolvimento ao longo da vida, traz orientações para idosos atravessarem este momento difícil.

O conteúdo é baseado nos conceitos da Gerontologia, que estuda o envelhecer em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais. São abordados temas de isolamento e distanciamento social, quarentena, além de comportamentos preventivos, espiritualidade, saúde mental e apoio familiar e comunitário.

Há destaque também para desenvolvimento pessoal, dicas de alimentação, exercícios físicos e de como aproveitar novas experiências e aprendizados. O LabEduca60+ ainda abre espaço para as recomendações da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia.

Especialistas responsáveis pela cartilha alertam que é preciso perceber o envelhecimento como um processo heterogêneo e natural da vida.