Encontro Internacional de Cuidados em Alzheimer será no sábado

0
493
Encontro Internacional de Cuidados em Alzheimer

Geriatras e gerontólogos especialistas em demência participam neste sábado, dia 12 de setembro, do I Encontro Internacional de Cuidados em Alzheimer. A iniciativa é da Alzheimer´s Association, em colaboração com a Aliança Demência Brasil. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. 

O primeiro encontro internacional online em português para cuidadores e familiares de pessoas com Alzheimer e outras demências acontecerá pela plataforma Zoom, das 9 às 12 horas. Serão abordados os temas:

  • o que precisamos saber sobre a doença de Alzheimer,
  • os desafios emocionais que o cuidador enfrenta,
  • o que o familiar gostaria que o médico soubesse,
  • o que o médico precisa que o familiar saiba e traga para a consulta,
  • e como humanizar o fim da vida.

Entre os geriatras e gerontólogos convidados, destaque para a neuropatologista brasileira Lea Grinberg, pesquisadora do limiar entre o envelhecimento normal do cérebro e as doenças neurodegenerativas. Ela integra o corpo docente do Global Brain Health Institute (GBHI) e é representante da Alzheimer´s Association.

Outro convidado especial é o jornalista e escritor Fernando Aguzzoli, fundador da Aliança Demência Brasil, rede independente que congrega pessoas que atuam no enfrentamento das demências no Brasil e no mundo, e responsável pelo projeto Vovó Nilva, criado em homenageia sua vó que tinha Alzheimer. A iniciativa visa fomentar a colaboração entre profissionais, familiares cuidadores e institutos nacionais e internacionais no desenvolvimento de políticas e estratégias capazes de minimizar os efeitos negativos da demência nas famílias.

Apoiadores

Encontro Internacional de Cuidados em Alzheimer tem o apoio do Global Brain Health Institute (GBHI), Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), Instituto Moriguchi, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Centro Internacional de Longevidade (ILC, sigla em inglês), Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Geriátrica (ABNPG), entre outros.

Bolsas

O GBHI, aliás, está com inscrições abertas para o programa de bolsas Atlantic Fellows for Equity in Brain Health da GBHI. Os bolsistas devem demonstrar capacidade para implementar intervenções eficazes em comunidades vulneráveis, se tornando uma liderança regional em saúde cerebral. Pessoas de qualquer lugar do mundo e de diferentes formações podem participar. O prazo para inscrições termina no dia 15 de outubro e os estudos começarão em setembro de 2021. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: apply@gbhi.org.