Inscrições abertas para o Prêmio Científico Profa. Maria Lúcia Lebrão

0
163
Maria Lucia Lebrão

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Científico Profa. Maria Lúcia Lebrão, que integra a programação do V Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo. O evento será realizado no dia 12 de setembro, com o tema “São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?”.

A Comissão Organizadora deve decidir em julho se o Congresso ocorrerá de forma híbrida, ou seja, presencial e online na Câmara Municipal de São Paulo para que, principalmente, os idosos possam participar.

O Prêmio Científico, que homenageia a professora doutora e livre-docente da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), Maria Lúcia Lebrão, que faleceu em 2016, visa valorizar, qualificar, estimular, disseminar e dar visibilidade às pesquisas e experiências inovadoras que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas.

A referência conceitual da premiação é o documento “Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde”, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

V Congresso Municipal sobre Envelhecimento AtivoOs trabalhos devem ser encaminhados pelo e-mail cea2020comissaocientifica@gmail.com até o dia 31 de julho, e podem ser inscritos por organizações sociais sem fins lucrativos, de natureza pública ou privada, estudantes universitários, docentes, lideranças idosas e profissionais graduados de quaisquer áreas interessados no tema. As inscrições podem ser feitas nas modalidades Pôster ou Oral.

O requisito principal aos candidatos a premiação é que o conteúdo esteja em consonância com o tema central do Congresso: “São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?”, inspirado no Projeto Cidade Amiga do Idoso da OMS (2005). Os inscritos poderão abordar um ou mais eixos temáticos do documento como prédios públicos e espaços abertos, transporte, moradia, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, e apoio comunitário e serviços de saúde. O regulamento completo está no site do Congresso.

Homenagem

A homenageada pela premiação, a profa. dra. Maria Lúcia Lebrão, construiu um importante legado para a pesquisa gerontológica ao longo de sua vida profissional e foi um ícone da epidemiologia do envelhecimento no Brasil. O projeto SABE (Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento), estudo longitudinal sobre a população idosa iniciado em 2000, é um dos grandes destaques de sua trajetória.