Mulheres Maduras, vocês mandam.

0
821
Mulheres maduras vocês mandam

Se você é ou vive com uma mulher madura, já sabe que ela é quem manda. E, o mundo também já sabe disso, segundo os especialistas do AgeLab do MITInstituto de Tecnologia de Massachusetts.

É muito provável que seja uma mulher sênior quem toma as decisões sobre cuidados de saúde em sua família. Que ela controle os gastos domésticos; cuide de crianças e idosos; gerencie um negócio, ou, até tome a frente em um divórcio. Saiba, inclusive, que a mulher tem a vantagem da longevidade sobre os homens.

Às vezes, as mulheres mais experientes podem se sentir invisíveis nos locais de trabalho, mas na verdade não deveriam. São pioneiras que deveriam ser admiradas, diz Joseph F. Coughlin, diretor do AgeLab no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e autor do livro, “The Longevity Economy: Unlocking the World’s Fastest-Growing, Most Misunderstood Market”.

O autor argumenta que à medida que as pessoas envelhecem, o futuro é feminino, com mulheres mais preparadas para a vida do que seus pares do sexo masculino.

“Uma das maiores fontes subestimadas de inovação e criação de novos negócios são, de fato, mulheres com mais de 50 anos, pois trazem novas ideias, muita vida pela frente e com muito desejo de realização”, disse Coughlin ao TODA’Y Health & Wellness, da CNN

Nesta entrevista, Coughlin explicou por que as mulheres mais velhas governarão o mundo.

Porque o futuro é feminino

Coughlin: “As mulheres fazem mais. Hoje elas possuem mais educação do que em qualquer outro momento da história. Elas provavelmente viverão mais. Uma mulher é a pesquisadora da casa. As mulheres são muito mais propensas a entrar na Internet, não apenas para pesquisar por si mesmas, mas também como pesquisadoras para os filhos millenials, que costumam identificar suas mães de meia-idade como suas melhores amigas.”

Segundo ele, a mulher madura é quem manda pois é a cuidadora-chefe. “As mulheres cuidam de mais “pais” do que jamais haviam planejado. Cuidam de seus pais e seus sogros. Chegar a 100 é tão comum agora que vemos cartões de aniversário na farmácia para centenários. Pode haver três ou quatro gerações sob os cuidados de uma matriarca.”

Além do mais, uma mulher é a diretora de gastos da casa, segundo o pesquisador, sendo, ela, quem sabe quais mantimentos são comprados, quais contas estão sendo pagas, como essa casa realmente funciona.

“A maioria das compras de carros é diretamente influenciada ou realizada por mulheres. Se são carros de luxo, os números aumentam ainda mais. A reforma e melhoria da casa é dirigida pela mulher. As viagens de férias, igualmente. Por causa de todos esses fatores, é provável que ela seja a pessoa mais próxima de entender quais serão os novos empregos e as oportunidades para o público longevo.”

As mulheres mais velhas gerenciam relacionamentos

Para Coughlin, a maioria dos divórcios do país (EUA) é de mulheres com mais de 50, e são iniciados principalmente por ela.

“Quando conversamos com os homens sobre o que eles acham que será a aposentadoria, quase fazem uma comemoração: se eles economizaram seu dinheiro, veem isso como uma hora de jogar golfe, fazer viagens, comprar carro novo. Costumam dizer também que querem passar mais tempo com suas esposas. Eu não posso dizer quantas mulheres já me disseram: “Não sei quem é esse homem no meu sofá, mas gostaria que ele apenas buscasse algo a fazer. Tenho rotinas, tenho coisas a fazer e ele está sempre lá sentado, perguntando-me o que fazer.” Acho que os homens, principalmente aqueles com mais de 50 anos, precisam melhorar o comportamento. Nós realmente precisamos aprender com as mulheres que a vida é mais do que trabalho; que precisamos desenvolver novos interesses e manter o romantismo.

O relacionamento atual começou décadas atrás, e com base no que você era e no que criaram juntos. De repente, na velhice, os homens ficam tão presos em uma rotina – em parte por causa do emprego e estilo de vida – e esquecem que precisam continuar sendo emocionantes e encantadores.”

As mulheres mais velhas estão mudando o local de trabalho

O novo movimento das mulheres é o empreendedorismo, alega Coughlin.

Quando se tem 40, 50 ou 60 anos, é provável que tenha criado uma família, administrado uma casa, tenha uma educação e já tenha feito uma carreira. O que estamos começando a ver é que as mulheres mais velhas podem estar atingindo o ápice em muitas grandes corporações, e indo embora, e essa é a perda das corporações.

“Elas estão se tornando máquinas de inovação por iniciativa própria, iniciando empresas de consultoria, novas lojas e sites online.”

Como as mulheres devem se preparar para viver sua melhor vida após a meia-idade

Coughlin: “Economize dinheiro. Tente acumular tantos recursos quanto possível. Dê uma olhada na geração de sua mãe e reconheça que as conexões sociais são tão importantes quanto seu bem-estar financeiro.

Mantenha essa rede de suporte – não apenas de pessoas que podem fazer algo por você, mas algo que lhe dê sentido para a vida e o engajamento a longo prazo”.

O autor e diretor do AgeLab no Instituto de Tecnologia de Massachusetts encerra sua entrevista com a seguinte orientação para que a mulher madura viva melhor: Pergunte a si mesmo: Quais são as pequenas coisas que fazem você sorrir todos os dias? Você tem acesso a elas? Você pode pagar por elas? Mais importante, você pode identificá-las? Coisas que lhe darão qualidade de vida ao longo de 100 anos, não apenas a capacidade de viver 100 anos.”

Este artigo foi escrito por A. Pawlowski, escritora e ex-editora na CNN, e publicado originalmente na revista norte americana TODAY Health & Wellness