Com todos os tipos de atividades de lazer externas proibidas, escolas fechadas, pontos turísticos bloqueados, permissão para andar apenas no bairro (e ainda assim, só para compras essenciais) e muito policiamento para fiscalizar as regras do decreto que estabeleceu o estado de emergência aqui em Portugal, fui obrigada a exercitar minha criatividade para estipular uma rotina que me permitisse ficar ativa, algum progresso cultural e, principalmente, combater o tédio.
Sabemos muito bem que a permanência em nossas casas é medida necessária e fundamental para nos protegermos e preservarmos os outros do coronavírus, entretanto, não precisamos ficar esperando soluções externas para que tomemos, de imediato, algumas atitudes que possam amenizar, ou mesmo impedir, o tédio, a depressão e o estresse da quarentena, não é?
Estamos cientes, também, que uma boa maneira de evitarmos o tédio é nos ocuparmos com atividades criativas, divertidas, instrutivas e produtivas. Mas o que há para fazer em casa, neste tempo ocioso que custa a passar?
Pesquisando na internet, encontrei muitas ideias do que fazer para espantar a chateação no isolamento. Tenho posto em prática várias dicas, as quais agora compartilho na esperança de inspirar mais pessoas a tirarem o melhor proveito deste interminável confinamento.
99 dicas que vão agitar a sua quarentena
- Inicie um diário ou blog. Escreva sobre o que quiser, inclusive sobre este período estranho em nossa história. Vale do futebol à culinária.
- Relacione todos os passeios na sua cidade que irá fazer quando estiver liberado para sair. Fazer turismo, mesmo que na nossa cidade, é comprovado que faz muito bem para a nossa saúde e nossa longevidade.
- Atualize sua lista de desejos de viagens, e comece a visitar sites e páginas do Instagram para se inspirar e viajar estando em casa. Este exercício contribui também com nossa saúde cerebral, uma vez que precisamos pesquisar, selecionar, e, por que não, já planejar a sua próxima aventura. Segue aqui uma lista de sites de viagens bem legal. Veja alguns: www.almadeviajante.com, www.viagenscinematograficas.com.br, www.integralwoman.com.br
- Escreva poesia. Dedique palavras amorosas para seus entes queridos. De forma livre, sem estrutura específica. Apenas tente!
- Complete um quebra-cabeça: quanto mais peças, melhor! Tem na internet.
- Assista a todos os longas metragens que você evitou até agora. Reprise também vale. O Gladiador já assisti umas 3 vezes só nesta quarentena hahahahah. Adoro!
- Faça o download do aplicativo Duolingo, ou de um aplicativo de idiomas, e aprenda sozinho uma língua estrangeira. Já usei e recomendo. Atualmente, faço conversação em inglês, pelo site Speak.Social. Bom e gratuito.
- Leia os clássicos da literatura brasileira, ou mundial. Com a pandemia, muitas editoras liberaram livros excelentes.
- Medite. Na internet há vários exercícios de meditação, aplicativos e vídeos do gênero.
- Mime-se com uma rotina de cuidados com a pele, com os cabelos, unhas, aqueles que você nunca tinha tempo para fazer. Faça máscaras caseiras com frutas e vegetais que fazem bem para a pele e cabelos.
- Veja fotos e vídeos de filhotes de gatinhos, cachorrinhos. São sempre muito fofos.
- Monte uma tábua de frios, de queijos, de doces, a mais atraente possível, mas você só pode usar os alimentos que você já tem na geladeira e no armário.
- Faça artesanato com o que tiver em casa. Vale tudo. Menos com papel higiênico. Só com os rolinhos.
- Escreva cartas reais para familiares e amigos, para colocá-las no correio quando for possível, é claro. Escreva agradecimentos para pessoas que fizeram o bem a você ao longo de sua história.
- Aprenda caligrafia. O YouTube pode ajudar.
- Leia as regras daqueles longos e intensos jogos de tabuleiro que comprou, mas nunca jogou com a família. Incentive a família a brincar.
- Veja reprises de suas novelas favoritas. Aqui em Portugal tem um canal de televisão repleto de reprises de novelas brasileiras. Agora tenho assistido O Clone. Lembra?
- Tem um armário em sua casa para onde todo o tupperware vai? Organize e combine as tampas com os recipientes. Se sobrar tampas, faça um artesanato com elas.
- Experimente todas as suas roupas, separe as que não servem mais, e veja se elas podem deixar outras pessoas felizes ao recebe-las em doação.
- Melhor ainda, faça o mesmo com objetos, mobílias, eletrônicos que já não usa. Sabe aquela infinidade de cabos e baterias de celulares que você nem usa mais? Pode ter alguma entidade filantrópica que receba em doação.
- Faça happy hours com quem mora com você, e estreite as relações de amizade.
- Asse bolos, pães, tortas. Nada como um cheirinho de pão assando em casa para nos remetermos à infância, a bons momentos de nossas histórias.
- Assista aos filmes que ganharam o Oscar, e outros prêmios, de melhor filme deste ano.
- Assista a filmes que, segundo os críticos, deveriam ter ganhado os prêmios de melhor filme, mas não ganharam.
- Faça maratonas de séries da Netflix, ou outro canal semelhante.
- Mude o visual. E veja a reação de quem mora com você.
- Dizem que Tom Hanks enquanto se recuperava do coronavírus assistiu todos os seus filmes. Assista os filmes de Tom Hanks em homenagem à sua recuperação e ao seu trabalho.
- Tricote ou faça crochê.
- Use o Zoom, Jitsi, Skype, WhatsApp, FaceTime ou Google Hangouts para conversar por vídeo com seus familiares e amigos.
- Experimente fazer aeróbica, zumba, ou ioga em vídeos do You Tube. Considere baixar um aplicativo de condicionamento físico. Tenho usado um da Johnson muito bom.
- Olhe-se no espelho. Tente fazer um auto-retrato com lápis e papel.
- Tome um banho de espuma se tiver banheira (bônus: adicione um copo de vinho para se sentir uma celebridade).
- Faça um coquetel clássico, vale de Blood Mary a Caipirinha. Não esqueça o enfeite.
- Arrume livros para colorir. Eles não são apenas para crianças e tem alguns na internet.
- Reserve um tempo para refletir: O que você realizou no último ano? Que objetivos você está estabelecendo para seu futuro?
- Escreva uma história curta ou comece um romance.
- Tente reproduzir alguma boa ideia do Pinterest. Tem assuntos de A a Z, que valem a pena serem conferidos.
- Limpe a sala e acampe com seus familiares usando todos os cobertores, pipoca e filmes de suspense. Netos e filhos vão adorar.
- De uma vez por todas, conserte a maçaneta quebrada, cole o azulejo solto ou pinte aquela parede feia de sua casa.
- Faça alongamentos para se sentir atlético.
- Jogue vídeo games no celular ou computador. Tem alguns bem instrutivos, inclusive para você treinar a língua inglesa. Tenho feito palavras cruzadas em inglês no app Wordscapes. Bem legal.
- Abra uma conta no Facebook, Instagram, Linkedin, Twiter, You Tube e siga seus amigos e familiares. Ficará atualizado sobre muitos assuntos. Cuidado para não sobrecarregar sua mente com informações negativas ou fake news.
- Acompanhe as reuniões, lives, webinares sobre temas construtivos para a sua saúde e trabalho. Tem muitos eventos positivos acontecendo nesta quarentena.
- Entreviste seus filhos, netos, pais, avós (por telefone, é claro) e salve o áudio. Você pode criar uma história, um podcast, ou livro em áudio com esse arquivo.
- Revisite suas fotos antigas e escolha suas favoritas. Faça um livro de fotos ou encomende pela internet versões emolduradas.
- Dê uma de Chef e aprenda a cozinhar novas receitas com ingredientes que você talvez nunca tenha usado. Do missô ao tahine. Tenha o seu dia de Cake Boss e faça um bolo confeitado. Já imaginou que delícia?
- Crie um arquivo do Google com séries ou filmes que você está assistindo e compartilhe entre familiares e amigos.
- Faça uma lista de coisas e serviços pelas quais você é grata. Quase nunca lembramos de agradecer os bens materiais ao nosso dispor. Quanta gratidão à internet, à energia elétrica, à nossa cama, cafeteira, água encanada…. Somos felizes por termos acesso a tantas coisas boas.
- Faça sua própria degustação de qualquer garrafa de vinho, ou cachaça, que você tenha em casa. Invente histórias sobre a sua produção.
- Trabalhe em seu planejamento financeiro, explore se deseja refinanciar seu empréstimo ou maneiras de economizar mais dinheiro.
- Matricule-se em um curso à distância. Há excelentes cursos gratuitos e em grandes universidades. Veja o site Coursera.
- Faça café, mas desta vez estude o grão que você usa, saiba mais sobre o barismo.
- Compre alimentos, objetos, medicamentos, cartões-presente das lojas e mercados de sua região para ajudar a mantê-los em atividade enquanto estamos em quarentena.
- Assista filmes de animação. Os clássicos da Disney e os mais atuais. Adoro ver Shrek, Mickey, Cinderela.
- Escreva um livro com sua família. Escolha um personagem e cada membro escreve um capítulo sobre suas aventuras. Leia em voz alta um para o outro. No final da quarentena poderão publicá-lo. Muito legal!
- Dedique orações, vibrações, pensamentos positivos para seus entes queridos e para o Planeta Terra.
- Alterne a leitura da série Harry Potter com seus filhos ou netos, e termine cada um assistindo o filme.
- Lembre-se das piadas que já ouviu e escreva um livro. Ou faça um stand up. A família vai adorar.
- Faça terapia para se conhecer melhor. Há vídeos esclarecedores no You Tube que podem ser úteis.
- Pinte o cabelo de uma nova cor. Ninguém mais precisa ver se você não gostar.
- Escreva uma peça estrelando seus entes queridos. Realize-o por meio de um aplicativo de vídeo chamada.
- Torne-se viral (no bom sentido, é claro!), e crie vídeos engraçados sobre a sua quarentena na rede social TikTok. Tenho feito vídeos hilários (pelo menos para mim). Divirto-me muito vendo e tentando repetir as cenas que famosos e usuários têm feito. Os vídeos do Bruce Willis são uma farra.
- Faça um jantar dançante para você e quem estiver contigo. Elabore um convite. Capriche da arrumação da mesa. Acenda velas. Coloque a sua melhor roupa e aproveite o momento para namorar.
- Faça maquiagens bem marcantes, coloridas ou exóticas.
- Faça uma lista de todos os museus, eventos esportivos e shows que você deseja ver, ou visitar, quando eles finalmente reabrirem.
- Leia histórias em quadrinhos. Vale aquelas de sua infância. Alguém lembra do Recruta Zero hahahah?
- Reorganize seus móveis para parecer que sua casa é um espaço totalmente diferente.
- Pratique embaralhar cartas de baralho como um dealer de pôquer. Esteja pronto para oportunidades de emprego quando todos os cassinos forem abertos. Pelo menos aqui, em Portugal, onde são legais.
- Organize sua prateleira de especiarias em ordem alfabética.
- Ensine seu cachorro a fazer novos truques e faça vídeos para o Tik Tok. Lá tem vários de gatinhos, cachorrinhos, calopsitas….
- Memorize a tabela periódica. Você nunca sabe quando isso será útil.
- Encomende e monte alguns móveis. Tempo você tem.
- Obtenha uma avaliação gratuita de um serviço de streaming e assista o máximo possível antes que ele expire e você tenha que pagar.
- Inscreva-se para uma nova vaga de emprego. Você tem experiência de trabalho remota agora.
- Aprenda um novo estilo de dança via YouTube, de dança do ventre a tango vale tudo. E se tiver um par ao seu lado, melhor ainda.
- Escreva seu testamento, ou suas diretivas antecipadas de vontade, e organize seus negócios. Sim, parece melodramático e mórbido, mas vamos ser sinceros: é uma tarefa que muitos de nós evitamos porque nunca temos tempo. Agora temos.
- Os carnavais acabaram, mas você ainda pode se fantasiar com o que tiver em casa e improvisar bailes de carnaval.
- Vá atrás dos Legos da casa. Construa uma casa dentro de sua casa.
- Assista aos filmes Guerra nas Estrelas. São uns 10 pelas minhas contas.
- Cultive, hidrate, penteie e ame seu cabelo (ou sua barba – barba é a moda do momento para os meninos).
- Abra um canal no You Tube, uma conta no Instagram e Facebook e registre os momentos que queira compartilhar com atuais e novos amigos.
- Pretendia comprar alguns óculos novos? Experimente alguns bem chamativos e coloridos possíveis de serem comprados online.
- Tente fazer as coisas com a mão não dominante, desde a escrita até a escovação dos dentes. Prepare-se para ficar frustrado.
- Quantas palavras por minuto você pode digitar? Veja se você pode ficar mais rápido fazendo um curso de digitação. E, depois, faça competições de quem digita mais rápido com amigos e parentes.
- Estude história, física, química, álgebra e prepare-se para demonstrar seus conhecimentos em conversas bem diferentes daquelas que tinha anteriormente com seus amigos. Alguns vão ficar espantados.
- Aprenda origami e presenteie seus entes queridos.
- Trabalhe na sua flexibilidade com aulas de Pilates na internet.
- Tente falar algumas palavras em francês, russo, árabe, ou japonês, se inspire e planeje sua próxima viagem.
- Converse com suas plantas. Como elas estão? Verifique se elas estão recebendo a quantidade de luz solar que deveriam receber. Verifique o solo delas. Água se necessário.
- Condicione profundamente os cabelos e hidrate suas mãos. Curta o seu cabelo e mãos macias.
- Considere fazer doações para ajudar as famílias que lutam para conseguir refeições.
- Escreva uma paródia.
- Estude a arte do beatboxing. Aquela arte de reproduzir sons de bateria com a voz, boca e nariz. Não se importe com quem estranhar. O importante é se divertir.
- Tente se mover em super câmera lenta. Não há problema em rir em velocidade normal.
- Você sabe que existem dezenas de maneiras de usar um cachecol, mas você o usa apenas de uma maneira? Aprenda as outras maneiras.
- Faça uma lista de palavras inglesas com cognatos em português. Isso pode facilitar a sua conversação, só não vale o “Embromation”.
- Experimente um novo tom de batom (ou uma peça de roupa nova). Veja quanto tempo o seu parceiro de quarentena leva para perceber.
- Respire fundo, pelo nariz e pela boca.
- Durma muito. E sem culpa.
Gostou da lista de sugestões? Sentiu falta de alguma atividade criativa e gostosa que você já está fazendo? Então, me conta para que eu possa continuar divulgando dicas do que fazer na quarentena.
Muito obrigada!
Divirta-se! E, FIQUE EM CASA!