23

Vacinação contra a gripe influenza já começou em São Paulo

Campanha foi antecipada e tem como foco o público idoso e profissionais de saúde devido ao avanço do coronavírus

A vacinação contra a gripe (influenza) foi antecipada devido ao aumento de casos do novo coronavírus (Covid-19). A vacina não imuniza contra o novo coronavírus, mas tem como objetivo reduzir o número de pessoas com sintomas de gripe e minimizar o fluxo de pessoas nos serviços de saúde.

Segundo o Governo do Estado, começa em 23 de março a primeira etapa da vacinação, que tem como prioridade pessoas idosas acima de 60 anos e profissionais de saúde. A partir de 16 de abril, a etapa será para professores, forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais.

Dia 9 de maio começa a vacinação de crianças com idade maior que 6 meses e menor que 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), e outros. Nesta data está marcado o “Dia D” de Mobilização Nacional, quando os postos deverão funcionar no sábado, das 8h às 17h, para atender todos os grupos do público-alvo.

No Estado de São Paulo serão aproximadamente 11,5 mil pontos de vacinação fixos e volantes. Há unidades de saúde com o sistema “drive trhu”, quando não é preciso nem sair do carro para se vacinar e nas filas marcações para garantir a distância mínima entre as pessoas. A vacina estará disponível em escolas, creches, farmácias, barcos, ônibus e outros veículos para alcançar pessoas. Farmácias privadas também devem participar da campanha.

Os idosos que procurarem as unidades de saúde passarão por uma triagem para identificar possíveis sintomas respiratórios, como febre, coriza, tosse e falta de ar. De acordo com a avaliação do profissional de saúde, deve ser colocada máscara, a vacina pode ser adiada ou não e a pessoa com febre poderá ser orientada a ir para um serviço de saúde.

Gostou? Então compartilhe:

Posts relacionados

Fique Ligado

Inscreva-se
no nosso boletim

©2018 ViradaDaMaturidade.com.br feito com Todos os direitos reservados.