Britânico centenário é exemplo de sobrevivência em guerras e epidemias

Sobrevivente de guerras e epidemias como a gripe espanhola, cólera e varíola, Bob ficou sem festa de aniversário de 112 anos devido à pandemia do coronavírus (Covid-19)

0
528
Foto: Steve Parsons (PA Wire)
Foto: Steve Parsons (PA Wire)

O número de pessoas que vive além dos cem anos cresce conforme a expectativa de vida avança. Na cidade de São Paulo, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 10 anos, eram mais de 24 mil pessoas com cem anos ou mais.

A reportagem de Bethan Bell, da BBC News, destaca um deles: o britânico Robert Weighton, conhecido como Bob, celebrou seus 112 anos no dia 29 de março de 2020. Apesar do isolamento no aniversário, ele não passou sozinho. Ele vive em um retiro de idosos, no distrito de Alton.

A reportagem listou fatos dos mais de cem aniversários de Bob, como a luta das forças britânicas na primeira batalha de Amã do Império Otomano, quando ele completava dez anos. Vinte anos depois, aos 30 anos, o país se preparava para entrar em guerra novamente. Os 35 anos se passaram no meio da Segunda Guerra Mundial.

E qual o segredo de sua longevidade? “evitar o morrer”