O isolamento social diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) não é um período de completa solidão para quem tem um animal de estimação, felizes estão os que contam com o melhor amigo do homem.
A companhia de um cão neste período é bom para as pessoas, mas ainda melhor para os animais, é o que destaca Alexandra Horowitz (@DogUmwelt), escritora e pesquisadora da cognição de cães no laboratório Barnard College (Dog Cognition Lab), em um artigo para o The New York Times.
A pesquisadora afirma que até as pessoas mais introvertidas precisam de companhia. Idosos doentes em isolamento chega a ser cruel em alguns casos. O momento causa também o abalo emocional naqueles que contavam com visitas (de pessoas e de animais de estimação) em instituições de longa permanência.
Ainda não há conclusões sobre os animais serem ou não infectados, mas um cão em Hong Kong já testou “positivo fraco” para o coronavírus. No caso, o dono também tinha o Covid-19. Estudos indicam por enquanto que cachorros podem ser portadores, mas não se infectam.
Enquanto isso, não há nenhuma restrição para os animais, pelo contrário, o alerta é para que eles não sejam abandonados e saiam para passear.