Congresso Envelhecimento Ativo será em setembro

0
195
V Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo

O V Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo está confirmado para o dia 12 de setembro, em São Paulo. Os organizadores estudam a possibilidade de que o evento tenha um formato diferente diante da pandemia de Covid-19, sendo presencial na Câmara Municipal e também com transmissão online. A definição será neste mês. O tema escolhido para este ano é “São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?” para levantar os desafios e boas práticas a partir do que acontece nos bairros da cidade de .

O médico e vereador Gilberto Natalini é o idealizador da iniciativa que conta com o apoio e parceria de entidades e profissionais que atuam no universo do envelhecimento, incluindo a Virada da Maturidade. A expectativa é grande para o Congresso em função do difícil enfrentamento da pandemia do novo coronavírus em que a população idosa é considerada um dos principais grupos de risco. Assim como os desafios para a melhoria dos serviços em todos os segmentos: saúde, segurança, educação e social.

V Congresso Municipal sobre Envelhecimento AtivoNas mesas de debate serão abordados temas como “Respeito e Inclusão Social – discutindo a diversidade” e o protagonismo com a participação de idosos na discussão sobre “Dificuldades e Melhorias Alcançadas em alguns bairros da cidade”. Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil (ILC-Brasil), co-presidente da Aliança Global de ILCs e membro do Conselho Consultivo das Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da Organização Mundial da Saúde (OMS), vai abrir o Congresso.

+ Inscrições abertas para o Prêmio Científico Profa. Maria Lúcia Lebrão

Pré-Congresso

No dia 11 de setembro, haverá o Pré-Congresso com o mesmo tema central: “São Paulo, seus bairros são amigos do idoso?”. O objetivo é ampliar as discussões, considerando os eixos do envelhecimento ativo preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e possibilitando a participação em temas pontuais na identificação de recursos da comunidade.

Mais informações e a programação completa dos dias 11 e 12 de setembro no site Envelhecimento Ativo.