Conheça a programação do Congresso sobre Envelhecimento Ativo

0
345
congresso

Dia 12 de setembro, das 9 às 16 horas, acontece o Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo, que esse ano, em razão da pandemia de Covid-19, será transmitido online a partir da Câmara Municipal de São Paulo. O tema escolhido para a quinta edição é “São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?”.

A abertura será com palestra magna “Como o mundo está se planejando em relação à Cidade Amiga do Idoso?”, do prof. Dr. Alexandre Kalache, referência mundial em envelhecimento e longevidade. Presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR) e co-diretor da Age Friendly Foundation, o especialista dirigiu o Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em sua gestão, em 2002, foi publicado Marco Político do Envelhecimento Ativo e, em 2005, a iniciativa Cidades Amigas do Idoso.

O Congresso também terá mesas sobre “Como construir um Bairro Amigo do Idoso?” e “Respeito e Inclusão Social – discutindo a diversidade”. Destaque para a Mesa dos Idosos, mediada pela presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), Marly Feitosa. “Eu vou receber cinco idosos, um de cada região administrativa da cidade de São Paulo (Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste)”, explica. Os convidados são Antonio Mariano, Vera Lucia Martins da Silva, Magda Beretta, Fernando Campos Araújo e Dr. Marcelo Schulman.

Marly participará ainda da mesa de abertura ao lado do vereador Gilberto Natalini, idealizador do evento, e dos secretários de Esporte e Lazer, Maurício
Bezerra Landin, e de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto. O presidente do Hospital Premier, Samir Salman, também estará presente.

O encerramento do Congresso será com a apresentação de cases e a entrega do Prêmio Científico Maria Lucia Lebrão. Saiba mais no site Envelhecimento Ativo e inscreva-se: as inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado.

O evento conta com mais de 40 parceiros, entre eles a Virada da Maturidade.

Pré-Congresso

No dia anterior, 11 de setembro, das 9 às 16 horas, será realizado o Pré-Congresso, com o tema Cidade Amiga da Idoso, também com transmissão online. “Serão quatro mesas muito importantes de debate e discussão em preparação ao V Congresso que vai acontecer no dia seguinte, também de maneira virtual”, destaca o vereador Gilberto Natalini, idealizador do Congresso.

Especialistas vão debater questões de saúde, proteção e participação. Alguns temas serão: demências, aspectos legais e a relação com os cuidados e cuidadores, ocupação de espaços, transporte, habitação, voluntariado e comunidade.

O Pré-Congresso tem como objetivo ampliar as discussões possibilitando a participação em temas pontuais na identificação dos recursos da comunidade para que as pessoas possam buscar um envelhecimento ativo em casa e na comunidade de uma maneira segura. Inscrições pela plataforma Sympla.