O projeto tem como objetivo desenvolver material informativo replicável com foco na assistência de qualidade a pessoas idosas com suspeita de alteração cognitiva em Casa de Acolhida para identificação e manejo de sintomas, estimulação adequada e cuidados envolvendo redução de riscos. O material, que considera aspectos de vulnerabilidade social, pode ser usado por equipes profissionais em instituições de residência (temporária ou de longa duração) para pessoas idosas.
O trabalho de pesquisa foi desenvolvido em instituição que assiste 150 homens idosos na cidade de São Paulo.
Levantamento de dados iniciais em relação a demandas de intervenção foi realizado na instituição, sendo selecionada a temática das alterações cognitivas por não ter, na casa, nenhuma iniciativa voltada para essa população. Além disso, foi identificada carência de recursos na equipe de funcionários para identificação de sintomas e riscos, bem como cuidados específicos para esta população.
Triagem cognitiva com 22 usuários indicados pela equipe técnica foi realizada ao longo de 2023. A partir do perfil de funcionamento e dificuldades identificadas, foi elaborado plano de atividades de estimulação cognitiva e social alcançáveis e que poderiam ser conduzidas pela própria equipe da instituição.
O grupo de orientadores (com convívio direto com residentes) passou por capacitação específica para compreensão e identificação de sintomas cognitivos, estimulação adequada e redução de riscos.
Além disso, equipe de fisioterapia especializada em gerontologia efetivou avaliação física, incluindo avaliação de risco de queda.
Todo o material produzido é registrado em formato de Manual para futura capacitação interna para novos colaboradores e replicável para outras instituições, material que será disponibilizado de forma gratuita nos canais da Virada da Maturidade. Da mesma forma, em breve será publicado artigo com relato de experiência para divulgação também no âmbito acadêmico/científico, ampliando as possibilidades de atuação profissional com população idosa em situação de vulnerabilidade social.