10 Dicas para melhorar a alimentação e fortalecer sistema imunológico

Nada melhor do que caprichar na alimentação e adotar um estilo de vida saudável, principalmente neste momento de pandemia de Covid-19

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Guia de Alimentar para a População Brasileira

Alimentação saudável e rotina equilibrada fortalecem a imunidade, ajudando nosso corpo a combater doenças e infecções. Uma queda no sistema imunológico pode ser percebida com queda de cabelo, unhas quebradiças, cansaço excessivo, gripes constantes, perda ou ganho de peso, entre outros sintomas.

Suplementos alimentares podem ajudar a reverter o problema e reforçar o sistema imunológico, garantindo a longevidade como afirma o Guia de Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.

Confira os 10 passos indicados pelo Guia para uma alimentação saudável:

  1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação.
  2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar, cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
  3. Limitar o consumo de alimentos processados, como conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos.
  4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo;
  5. Comer com regularidade e atenção em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia. Em tempos de distanciamento social, que tal um convite para uma refeição online, cada um na sua casa?
  6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados. Com a pandemia, é importante reforçar os cuidados de higiene: lave os alimentos com água e sabão ou higienize com álcool gel.
  7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias. Quem não tem ido para a cozinha neste momento de pandemia?
  8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece. Se você conseguiu fazer isso na pandemia, procure manter ao máximo quando tudo voltar ao normal.
  9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora. No momento é bom ter atenção com o que vem pelo delivery.
  10. Ser crítico quanto á informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas e comerciais. Nem sempre a publicidade diz tudo o que precisamos saber, atenção às embalagens.