Programa Vida Saudável propõe atividades para idosos em casa

Mesmo longe de academias, parques e clubes, as pessoas idosas podem manter as atividades físicas em casa

0
68
Programa Vida Saudável

O Programa Vida Saudável, na modalidade Estratégia Brasil, promovido pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, está produzindo uma série de reportagens, vídeos, infográficos e outros assuntos para ninguém ficar parado.

O primeiro destaque do programa do governo federal são as atividades físicas com dicas de professores, que alertam que antes de iniciar é preciso uma autoavaliação sobre o estado de saúde para verificar se o idoso tem realmente condições de fazer a atividade proposta. Em caso de dúvida, a orientação é procurar um médico.

A lista de atividades inclui caminhadas mesmo dentro de casa, que pode ser feita com uma marcha sem sair do lugar, mantendo a postura ereta; exercícios usando o próprio peso do corpo; sentar e levantar de uma cadeira com braços e sem rodinhas; sentar e estender os joelhos, o que pode ser feito sentado; flexão de braços na parede, entre outros. Veja as dicas completas como orientações para cada atividade no portal do Ministério da Cidadania.