Sesc São Paulo promove Semana de Prevenção de Quedas

0
36
Prevenção de quedas

Sempre no mês de junho, em referência ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas no dia 24 de junho, o Sesc São Paulo promove uma semana de atividades, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. O objetivo é contribuir para a conscientização das causas e consequências das quedas, por meio de dicas e reflexões sobre a importância dos hábitos cotidianos de prevenção e cuidado. Acompanhe no site do Sesc São Paulo a programação da Semana de Prevenção de Quedas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram a importância do tema: 30 a 60% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano. Estas quedas são responsáveis por 70% das mortes acidentais nas pessoas acima de 75 anos e, na sua maioria, ocorrem dentro de suas casas. Por isso, é importante transformar a casa em um ambiente seguro.

O Sesc São Paulo preparou uma lista de ajustes que podem ser feitos no ambiente doméstico. As mudanças devem ter como meta a manutenção da qualidade de vida, mas também da autonomia do indivíduo para a realização de todas as atividades diárias.

Entre as recomendações para evitar quedas estão: a iluminação adequada, pisos antiderrapantes, barras de apoio nos banheiros e outros itens de segurança. Utilizar calçados confortáveis também é fundamental, de preferência com solado espesso e antiderrapante, com amarração ou velcro. Vale lembrar que quanto mais estreito o sapato, menor a estabilidade dos pés.

Também é importante adotar atitudes saudáveis e práticas de prevenção, como o uso responsável do celular, a socialização e o constante aprendizado de novos saberes, por exemplo.

Destaques

Na programação da Semana de Prevenção de Quedas, o Sesc Bom Retiro preparou uma websérie com sete episódios com dicas e orientações sobre saúde, comportamento e qualidade de vida para a prevenção de quedas. Acompanhe no Facebook do Sesc Bom Retiro. Já no Facebook do Sesc 24 de Maio, uma série de três vídeos gravados pela fisioterapeuta Gabriela Goldstein, estarão disponíveis nos dias 25, 27 e 30 de junho, com reflexões sobre o medo de cair, fatores de risco, check list do ambiente e mudanças de comportamento.

Na quinta-feira, dia 26 de junho, às 11 horas, o Sesc Florêncio de Abreu exibe, em suas páginas no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, um vídeo com o Dr. José Luiz Riani Costa, médico mestre em clínica médica pela Unicamp, sobre a queda como um fator de risco para a saúde futura, suas causas e possíveis caminhos para a prevenção.