Virada da Maturidade oferece mais de 130 atividades em São Paulo, Santos e outras 5 cidades

Almoço Dádivas vai beneficiar Associação São Joaquim
Foto: Reprodução Facebook

Primeiro e maior festival gratuito do Brasil sobre longevidade, a Virada da Maturidade chega à 5ª edição com mais de 130 atividades previstas em São Paulo, Santos e outras cinco cidades entre os dias 25 e 27 de abril. Já na próxima quarta-feira, 24, um evento no Museu no Futebol marca a abertura da programação 2024, cujo tema é “O prazer de socializar não tem idade”.

Lançada em 2015, fruto do trabalho voluntário de centenas de profissionais de diversas áreas e especialistas em gerontologia, a Virada da Maturidade promove a qualidade de vida e o protagonismo da pessoa idosa, estimulando a reflexão entre gerações e o combate ao preconceito e discriminação etária, o chamado “idadismo”, por meio de ações de saúde, palestras e apresentações artísticas, entre outras atividades gratuitas.

“Suspendemos a programação em 2020 por causa da pandemia. Conseguimos retomar a mobilização no ano passado e agora ampliamos o alcance das atividades para Santos, Itapevi, Jundiaí, Guarulhos, Rio de Janeiro e Vila Velha, além da capital paulista, onde tudo começou”, diz a psicóloga Fernanda Gouveia, cofundadora e coordenadora da Virada da Maturidade, que tem o apoio de universidades, organizações não governamentais, iniciativa privada e poder público, incluindo secretarias do governo de São Paulo e das prefeituras da capital paulista e de Santos.

A programação é aberta ao público em geral, mas foca o bem-estar no processo de envelhecimento, a convivência e reflexão intergeracional de forma lúdica e educativa. Mais de 50 locais, como parques, museus, instituições de saúde, núcleos de convivência e outros espaços públicos e privados vão receber as atividades propostas por parceiros e pela equipe da Virada, avaliadas e selecionadas por um grupo de curadores de várias áreas de conhecimento e especializados em gerontologia e geriatria.

“Em Santos, teremos programação por exemplo na Concha Acústica, no Teatros Brás Cubas e no Jardim Botânico Chico Mendes. É uma alegria trazer a Virada também para perto do mar, com 25 ações diferentes”, afirma Paulo Henrique Montenegro, curador das atividades na cidade. Outra novidade da programação 2024 é a participação dos “Embaixadores da Virada”, cuja trajetória de vida serve de inspiração e representa os valores do festival, como Nair Miolaro, a Vovó TikToker (@vovostiktokers), que tem 11,9 milhões de seguidores no Tik Tok, e Marie Claire Blatt, que participa das atividades desde a primeira edição. O festival e iniciativas ligadas a ele conquistaram o Selo Municipal Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo a partir de 2018, renovando a certificação quatro vezes desde então, incluindo o período 2023/24.

Para a lista completa de atividades acesse aqui. Toda a programação é gratuita; no caso dos museus, consulte a política de cobrança e gratuidade de cada instituição, mas a participação nas atividades da Virada é livre.

Confira alguns destaques

  • Cerimônia de Abertura com palestra de Norma Rangel e apresentação de “As Ritas”
    24/4 das 19h às 21h; Auditório do Museu do Futebol. Ingressos via Sympla

Quinta-feira, 25/4

  • Pedal Sensorial: Viagem virtual de bicicleta e dicas sobre o uso para pessoas 60+. Nunca é tarde para aprender!
    Às 9 hs na AME Idoso Oeste (Rua Roma, 466, Lapa)
  • Cine Debate: Exibição do documentário “Além do Aposento” e discussão com o direito Gabriel Martinez e a jornalista Lilian Liang
    Às 14hs na USP Leste (Av. Arlindo Bettio 1000, Ermelino Matarazzo)

Sexta-feira, 26/4

  • Oficina da Memória: Atividades de prevenção ao declínio cognitivo, como jogos de palavras e Qual é a Música?
    Às 9h no NCI Sapopemba (Rua Dona Belica Barbosa lima, 59, Sapopemba)
  • Teatro Corpo e Alma: Peça Homus Eretus
    Às 16h no CRI Norte (Rua Voluntários da Pátria, 4301, Santana)

Sábado, 27/4

  • História Familiar em Cartão Postal: Quem visitar o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência do Museu da Imigração poderá pesquisar sua ancestralidade e compartilhar os achados enviando um cartão-postal especial
    Das 10h às 17h no Museu da Imigração (R. Visc. de Parnaíba, 1316, Mooca)
  • Baile do Parque da Água Branca: Tradicional baile no Parque volta a aderir à Virada com ritmos como bolero, forró, valsa e samba
    Das 13h às 17h no salão do parque (Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca)
  • Mostra de Talentos 60+: Apresentações variadas, incluindo orquestra de viola, dança flamenca, roda de samba e capoeira
    Das 14 às 17 horas, marca o encerramento da Virada
    Auditório do Museu do Futebol (Praça Charles Miller s/n, Pacaembu)