A pessoa idosa como protagonista. Essa é a base da proposta do festival criado por Fernanda Gouveia e Fernando Seacero em 2015. “A Virada da Maturidade é um evento que agrega pessoas de todas as idades e todas as classes sociais para discutir um tema que é muito importante: o envelhecimento e a longevidade. A gente trabalha com a perspectiva da pessoa idosa como protagonista das atividades justamente para mostrar todo o potencial que as pessoas maduras tem”, afirma Fernanda.
Essa ideia é replicada nas centenas de atividades que formam a programação da próxima edição, em 2024. “A gente tem ações extremamente variadas envolvendo saúde, cultura, educação”, explica Fernanda.
Entre os parceiros da Virada estão a Unibes Cultural, a USP 60+, Projeto Velho Amigo, governo do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e PUC-SP, entre outros.
Embaixadores
A partir do ano que vem, a Virada da Maturidade passa a contar com embaixadores, que reforçam a credibilidade da iniciativa. “Eles nos ajudam na divulgação, são pessoas que nos inspiram. Temos a Marie Claire Blatt, a professora Ausonia Donato e o pesquisador Vicente Faleiros, entre outros“, diz Fernanda.
Os embaixadores, segundo ela, são pessoas 60+ com experiências de vida e perfis de envelhecimento completamente diferentes, e todos têm a cara da Virada. “A Virada é isso, é trabalhar a heterogeneidade da vida e preparar as pessoas para lidar com esse momento em todos seus desafios e potencialidades.”
Acompanhe no portal as novidades e notícias inspiradoras sobre envelhecimento e longevidade.