Atividades musicais proporcionam autonomia às pessoas idosas da Unibes

A Unibes (União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social) esteve presente na Virada da Maturidade 2023 com o objetivo de destacar a qualidade de vida por meio dos diferentes tipos de expressão das pessoas com mais de 60 anos. Na ocasião, os participantes da Instituição tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos e produções enquanto artistas, pensadores e poetas.

Este é um dos grandes valores da Unibes, que conversa diretamente com a premissa do festival: o reconhecimento da pessoa idosa enquanto um ser humano autônomo e protagonista da sociedade.

Durante o evento, tanto pessoas idosas assistidas pela Unibes quanto alguns colaboradores do Serviço Social da Instituição participaram de apresentações de dança e de coral com o intuito de celebrar a esperança por dias melhores, nos quais a paz seja reestabelecida.

Confira uma das músicas entoadas:

Salaam – Paz

Od yavo shalom aleinu
Od yavo shalom aleinu, ve’al kulam

Salaam, aleinu ve’al kol ha’olam,
salaam, salaam

Paz (tradução)

A paz chegará para nós
A paz chegará para nós
E para todos

Paz… Para nós e para todos
Paz, Paz

Saiba mais sobre as atividades musicais das pessoas idosas da Unibes

O canto através do coral é efetivo e proporciona a obtenção de melhora nos padrões vocais, coordenação respiratória, intensidade de voz e interação com outros grupos musicais. Os participantes se reúnem semanalmente para cantar músicas que remetam às suas próprias memórias. Tratam-se de pessoas na faixa etária de 80 a acima de 100 anos.

O grupo de dança, que conta com pessoas idosas da mesma faixa etária que o coral, tem como objetivo melhorar o equilíbrio e a consciência corporal dos participantes, além de manter a capacidade funcional, trabalhar o ritmo, a musicalização, a socialização e estimular a autoconfiança.

Os programas

O pilar social da Unibes conta com dois programas específicos para as pessoas idosas nos quais as atividades musicais estão inseridas: o Núcleo de Convivência para Idosos, que viabiliza oficinas de arte e artesanato, aulas de coral, ginástica, palestras, entre outras atividades que estimulam a autonomia para um envelhecimento ativo e saudável. E o Centro Dia para Idosos, que é um serviço realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, com cuidados diurnos para pessoas idosas semidependentes que recebem alimentação e participam de atividades que promovem o bem-estar e o lazer.