Com o tema ‘O prazer de socializar não tem idade – Envelhecer é um privilégio’, vem aí a quinta edição da Virada da Maturidade. O primeiro e maior festival que promove o protagonismo das pessoas idosas no Brasil volta a São Paulo entre os dias 25 e 27 de abril com atividades gratuitas em dezenas de espaços públicos e privados. Em 2024, a programação chega também a Santos.
A expectativa é reunir cerca de 25 mil participantes, que contarão com centenas de profissionais de diferentes áreas de atuação, em especial de saúde e artes, que doam seu tempo e expertise durante o evento. Serão realizadas oficinas multiculturais, apresentações artísticas, ações de saúde e esportivas para quebrar tabus de etarismo e valorizar a pessoa idosa.
As inscrições para participar da programação oferecendo atividades ou abrindo espaço para recebê-las já estão abertas. Desde 2015, a Virada vem conectando centenas de profissionais e instituições que atuam com o público 60+, disponibilizando serviços, esporte e lazer e, ao mesmo tempo, formando uma grande corrente contra o preconceito por idade. Mais de 65 mil pessoas já aproveitaram a programação nas quatro edições anteriores do evento.
“O que faz a Virada é essa união incrível de profissionais e projetos. A troca de experiências e a possibilidade de descobrir talentos, habilidades e fontes de satisfação produzem encontros emocionantes e inesquecíveis, transformando experiências”, explica a psicóloga Fernanda Gouveia, coordenadora da Virada. Cada atividade da programação passa por uma análise criteriosa de curadores voluntários e especialistas em gerontologia que analisam a adequação das propostas ao público-alvo e propósitos da Virada, viabilidade e segurança. Não existe remuneração, mas, sim, um certificado de participação e a divulgação da iniciativa.
Clique aqui se você quer fazer parte da programação da Virada como voluntário(a) mostrando seu talento, oferecendo serviços e conhecimento.
Clique aqui se você tem um espaço e grupo de pessoas idosas interessadas em receber alguma atividade da programação.
Trabalho reconhecido
A Virada da Maturidade e projetos ligados à iniciativa têm sido reconhecidos com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, da Prefeitura de São Paulo. Na edição 2023/24, por exemplo, a Virada conquistou com selo com a proposta de elaborar um Manual de Atenção à Pessoa Idosa com Alteração Cognitiva e em Situação de Vulnerabilidade. O documento é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar que tem atuado na Casa de Simeão, que acolhe homens em situação de rua.
Entre os parceiros já confirmados para a edição 2024 estão o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Saúde; a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e Assistência e Desenvolvimento Social; PUC-SP; Unibes Cultural; USP Aberta à Terceira Idade; Hospital das Clínicas – FMUSP (Departamentos de Fisioterapia e Geriatria); i9ação; Longevida; Instituto Parentalidade Prateada; Instituto Velho Amigo; 50maisativo; EternamenteSou – Velhices LGBT+; Faz Muito Bem 50+; Aptare;Cáritas Campo Limpo; U+ Festival; Instituto de Longevidade; Gerocast Podcast; Convita; Senior Fit; Hostmídia; T3rceiro Ato e blog Nova Maturidade.